Entre as principais formas de fortalecer o Sistema Imunológico, como adotar uma alimentação saudável, dormir horas suficientes, se hidratar e tomar sol, está a atividade física.
.
Manter-se ativa(o) colabora para o aumento dos linfócitos, que são as células de defesa do organismo. Assim, eles conseguem combater possíveis invasores, tais como as bactérias e os vírus, ou mesmo, as células tumorais.
.
Isso se comprova cientificamente por meio da pesquisa realizada pela Universidade de Bath, da Inglaterra. De acordo com o estudo, um estilo de vida longe do sedentarismo pode reduzir a incidência de doenças bacterianas e virais em qualquer faixa etária que o indivíduo se encontre.
.
Isso se dá devido à elevação na quantidade das células T naïve. Responsáveis por reconhecer e responder por novos antígenos, elas ajudam a nossa imunidade a reagir mais rapidamente.
.
Outro ponto positivo de se exercitar é que o hábito retarda a piora do sistema de defesa que normalmente ocorre com o envelhecimento.
.
Em tempos de pandemia, essa constância nos exercícios se faz ainda mais importante, visto que corremos risco de infecção a qualquer momento. Portanto, além de usar os meios de proteção, que são a máscara, o álcool gel e o isolamento social, um corpo forte pode te deixar mais resistente caso, mesmo com todos os cuidados, venha a ter contato com Coronavírus.
.
É importante salientar que, pessoas que não têm o costume de se exercitarem devem apostar em treinos de leve e média intensidade para evitar um aumento repentino do estresse oxidativo e, assim, conseguir o efeito contrário: prejudicar o sistema imunológico.
.
Assim sendo, se mantenha em movimento neste período, mas respeite seu condicionamento. Nada de exagerar! O mais indicado para isso é contar com um profissional de educação física para orientá-lo.
.
Caso precise de mais informações, nosso time de treinadores está à disposição!
.
.
Vamos Treinar?
Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.