Blog

15/03/2021

Novas diretrizes da OMS sobre atividade física e comportamento sedentário

Curiosidades

Por Ana Luíza Rodrigues

.

Em um momento em que muitas pessoas encontram-se em casa devido à pandemia da COVID-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça a importância da prática de atividade física. Em dezembro de 2020, novas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário foram lançadas – enfatizando que pessoas de todas as idades podem ser fisicamente ativas.

.

Todos sabem que a prática de atividade física faz bem – ela reduz risco de mortalidade por doença cardiovascular, hipertensão, diabetes tipo 2, além de trazer benefícios para a saúde mental, saúde cognitiva, sono e memória. Estudos recentes sugerem que a prática de atividade física pode prevenir sintomas e mortalidade frente à ocorrência de infecções virais, especialmente as respiratórias – como da COVID-19. Entretanto, pouco se fala sobre a dosagem correta para esta prática. Mas afinal, qual seria a quantidade mínima de exercício que precisamos executar para ter acesso a todos esses benefícios?

.

A OMS recomenda que os adultos realizem 300 minutos de atividade física por semana – até 60 minutos de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias – ou que façam 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não houver contraindicação. A última diretriz da organização, de 2010, se concentrava em alcançar “pelo menos” 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de exercício de alta intensidade por semana. Estas recomendações incluem indivíduos com doenças crônicas ou incapacidades. Ou seja, de uma década para cá, o período recomendado para a prática de atividade física dobrou.

.

Além disso, a nova diretriz abrange todos os públicos e idades. As diretrizes incentivam mulheres a se manterem atividades físicas regulares durante a gravidez e após o parto. Pessoas idosas (com 65 anos ou mais) são aconselhadas a adicionar atividades que foquem no fortalecimento muscular, equilíbrio e coordenação a fim de prevenir quedas. Uma média de 60 minutos por dia foi recomendada para crianças e adolescentes. Resumindo, todos os públicos podem se beneficiar da prática de atividade física e todo tipo de movimento conta.

.

300 minutos por semana. Encare como o investimento que você pode fazer pela sua saúde, afinal, todos querem envelhecer bem e reduzir ao máximo o número de comorbidades. Vale também ressaltar a importância de realizar a prática de atividade física orientado por profissionais capacitados, otimizando o processo do treinamento e reduzindo o risco de lesões relacionadas ao esporte.  Para isto, conte com a equipe BHRace e FIBRA!

.

.

.

.

A FIBRA é um espaço multidisciplinar e integrado que atua no desenvolvimento saudável da performance física. A estrutura da FIBRA permite atender uma gama diversa de públicos, que vão desde atletas de alto rendimento até praticantes amadores, que buscam um bom condicionamento físico e uma vida saudável. Agende sua avaliação!

.

.

Referências:

.

  • BULL, Fiona C. et al. World Health Organization 2020 guidelines on physical activity and sedentary behaviour. British journal of sports medicine, v. 54, n. 24, p. 1451-1462, 2020.
  • DA SILVEIRA, Matheus Pelinski et al. Physical exercise as a tool to help the immune system against COVID-19: an integrative review of the current literature. Clinical and experimental medicine, p. 1-14, 2020.
  • XU, Zhangmeng et al. The effects of exercise on COVID-19 therapeutics: A protocol for systematic review and meta-analysis. Medicine, v. 99, n. 38, 2020.
Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.