Por Cristiane Andrade
.
Antigamente, corria sem muita rotina e mal conseguia completar 5km.
.
Participava de alguns eventos na Pampulha, sempre correndo os mesmos 5km. Mas em 2019 resolvi dedicar mais e sair da minha zona de conforto.
.
Queria correr 10km e quem sabe chegar à Volta da Pampulha no final do ano para então sonhar com uma meia maratona.
.
Foi quando o treinador Gabriel, meu primo, me disse do trabalho da BHRace e que eu poderia melhorar meu condicionamento, minha técnica e, então, alcançar meus objetivos.
.
Em maio de 2019, iniciei na BHRace, tendo como treinador o Sidnei, meu exemplo de disciplina e determinação. Ele é um monstro (no bom sentido, claro…)!
.
E era uma luta diária para conseguir treinar, tendo em vista que trabalhava em BH e morava em Sete Lagoas. Todo dia gastava horas de vai e vem na BR-040.
.
Comecei a engrenar e tive a tal da “síndrome do corredor” (síndrome da banda ileotibial) e fiquei parada logo de cara. Eu não era tão disciplinada ainda, principalmente, com o fortalecimento muscular.
.
Após esse período de recuperação, comecei a pegar firme nos treinos, fui aumentando o volume e no final do ano corri a tão sonhada Volta Internacional da Pampulha. E fui muito bem, porém, lesionei novamente, pois faltava ainda o fortalecimento muscular mais efetivo. Aí começou a minha gestação…
.
Três meses parada após o diagnóstico de uma bursite nos músculos da pata de ganso. Três meses envolvida com repouso, medicamento, fisioterapia e reforço muscular. Voltei! E de repente o mundo é surpreendido com a pandemia do coronavirus!
.
E meu sonho de treinar para a primeira meia maratona ficaria adormecido… ou não!
.
Me mudei para BH e comecei, religiosamente, a realizar os treinos online, videoaulas, treino de escada, HIIT, corrida estacionária, reforço muscular e por aí vai. Uma rotina que cumpria à risca, conciliando com o trabalho no hospital que ficou dobrado na pandemia.
.
Corrida na rua? Somente em junho, aos finais de semana, e muito cedo, junto com o sol, ou até antes dele nascer, para não colocar em risco minha saúde e a dos outros também, principalmente da minha família.
.
Assim, se passaram seis longos meses e o resultado dessa gestação: me tornei uma meia maratonista, completei os 21km, com direito a um pace melhor que o da Volta da Pampulha do final do ano passado. EU CONSEGUI!!!
.
Alimentação, treino e descanso (disciplina que chama, né…). E é claro, uma turma de profissionais top da BHRace com aulas e dicas incríveis.
.
Agradeço a todos da equipe que não desistiram de mim e acreditaram que eu poderia chegar lá.
.
“Sonho que se sonha só é apenas um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade”. Raul Seixas.
.
E agora é real, sou meia maratonista!!!
.
.
—
Cristiane Andrade
Nutricionista infantil, consultora de amamentação e corredora amadora pela BHRace.
Vamos Treinar?
Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.