Investigações científicas mostram cada vez mais que noites profundas de descanso podem ser excelentes para o desempenho esportivo, hoje, muitos atletas mudam suas rotinas para ter esses benefícios.
.
Por que isso ocorre?
.
Então, o sono não é um processo uniforme. Existem cinco fases bem determinadas no sono:
.
Entre a primeira e a terceira fase ocorre um relaxamento corporal onde há uma diminuição da tensão muscular, da temperatura corporal, da frequência cardíaca e da frequência ventilatória.
.
Durante a quarta fase o organismo produz mais hormônio do crescimento (GH) e testosterona, que são hormônios anabólicos, auxiliando o desenvolvimento e recuperação muscular.
.
Na quinta fase do sono, as informações processadas pelo cérebro durante o dia, são fixadas na memória, como por exemplo, um exercício técnico de corrida que proporcionou o aprendizado de um novo movimento no treino.
.
Quem não tem uma noite adequada, não atinge os últimos estágios do sono, ou quando atinge, não permanece tempo suficiente e como consequência podemos ter uma perda no desempenho esportivo.
.
Estudos mostram que com apenas uma semana de sono ruim, os músculos podem envelhecer o equivalente a dez anos.
.
Não existe um padrão de quanto cada um deve dormir, isto é individual.
.
Existem pessoas que precisam de 12 horas para atingir os últimos estágios do sono e ter um sono ótimo, enquanto outras não precisam de 7.
.
O importante é atingir esses estágios e utilizar disto para melhorar o seu desempenho, não só nos esportes.
.
O sono deve ser compreendido de maneira tão importante quanto o treino e que um não é nada sem o outro.
.
.
Vamos Treinar?
Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.