Se a sua corrida de rua ainda não atingiu o rendimento esperado, a resposta pode estar no seu fôlego. Afinal, muitos corredores esbarram nessa limitação, que pode ser superada por meio de mudanças simples no treinamento.
Para ajudá-lo a evoluir nas distâncias percorridas, mostraremos neste post cinco dicas para aumentar a performance da sua corrida de rua. São orientações básicas, fáceis de serem cumpridas, com resultados totalmente comprovados.
Preparado para melhorar o seu desempenho? Então venha com a gente!
1. Comece devagar
Não adianta estabelecer uma meta de correr 10 km se você ainda não experimentou distâncias menores.
O corpo humano precisa se adequar aos desafios. Para isso, é necessário aumentar gradativamente tanto a quilometragem quanto a velocidade das passadas.
A prática regular da atividade física ajuda no ganho de fôlego. Por isso, não tenha pressa: é importante criar o hábito para, depois, suportar desafios maiores.
2. Intercale corrida com caminhada
Que tal correr cinco minutos e caminhar um para recuperar o fôlego? Assim, com o passar das semanas, você vai aumentar o tempo de corrida, o do treino completo e reduzir o de caminhada.
Essa atitude contribui com o condicionamento físico e traz um ganho comprovado tanto na qualidade da sua corrida de rua quanto nos benefícios ao seu corpo.
Ela também ajuda na motivação, já que dia após dia o seu corpo responderá positivamente aos estímulos, atingindo as metas pré-estipuladas.
3. Registre um histórico de desempenho das suas corridas
A partir do momento em que você começa a traçar um perfil de desempenho, é possível fazer comparações de rendimento, tendo como base números importantes como distância, velocidade, gasto calórico e tempo total.
Com isso, a regularidade vai aumentar, e os números serão um estímulo a mais para você continuar na busca por melhores desempenhos.
O ganho também se reflete na autoestima, pois a amostragem de evolução fará com que você crie cada vez mais motivação.
E o seu fôlego vai melhorar consideravelmente por conta da manutenção da atividade física, já que o organismo começa a ganhar resistência com o passar do tempo.
4. Respire corretamente
A correta respiração é um dos segredos para evoluir na corrida de rua. Ficar ofegante acaba trazendo prejuízos ao seu rendimento, pois inibe a respiração automática.
Uma boa dica é fazer a respiração marcada pelos passos. Você pode inspirar a cada três passos e expirar nos próximos três, mantendo a sincronicidade até o organismo se acostumar.
O importante é ter paciência, pois o processo natural leva tempo. Entretanto, vale a pena sentir os avanços.
5. Evite maus hábitos
Quem fuma dificilmente conseguirá melhorar o fôlego durante a corrida de rua, pois os alvéolos, responsáveis pela absorção de oxigênio, são prejudicados.
Consumir bebidas alcoólicas sem moderação também traz danos ao rendimento, pois elas enfraquecem o organismo.
Além disso, alimentos muito gordurosos são vilões para a sua saúde e devem ser evitados. Afinal, a busca por melhores resultados é reflexo de uma mudança de hábitos em todos os sentidos da sua vida.
Seguindo nossas dicas, você certamente vai melhorar o fôlego em suas corridas de rua, podendo não só atingir metas mais ousadas, como também alçar voos maiores, como a participação em maratonas.
Tudo dependerá de pequenos esforços diários ao longo de um bom período de tempo, sempre com motivação, persistência e vontade para superar os seus limites! Siga firme e com muito fôlego para alcançar as suas metas!
Gostou do nosso artigo? Que tal assinar a nossa newsletter e receber mais informações sobre atividades físicas com foco em corrida de rua? Fique sempre bem informado!
Vamos Treinar?
Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.