Nome completo: Francisco Ottoni Porto
Idade: 40
Profissão: Agente de Polícia Federal
Marca de tênis que você usa: o mais barato…Mentira rsrsrs. Já tive minha fase de Mizuno Creation e Asics Nimbus, hoje uso Nike Lunarglide 4
Treinador: Victor
Marca de relógio que você usa: Garmin
Qual seu volume de treino semanal em média:
Caramba, varia muito. O volume anual é aproximadamente 3.000 km
Há quanto tempo você treina na BH RACE?
Desde Maio 2011
Além da corrida você pratica outro esporte?
Dedicação exclusiva à corrida
Quantos maratonas e ultramaratonas você já participou?
19 Maratonas e 1 ultra
O que a corrida representa para você?
Meu pai já participava de corridas rústicas desde que eu era criança e foi meu primeiro incentivador. Comecei a correr regularmente em 1990 para aliviar o estresse do vestibular e mantive essa rotina na minha vida até hoje. Correr faz parte da minha vida, definiu e define minha personalidade, é tão importante que Andrea, minha esposa e companheira há 18 anos, começou a correr por minha causa e acho que qualquer uma que estivesse na mesma situação que ela, também se apaixonaria pela corrida (ou me largaria, rsrsrsrs)
O que te motiva a treinar?
Correr é bem diferente de treinar, né? Para correr eu não preciso de muita motivação. Já faz parte da minha rotina. Já para aquele treino de 8 tiros de 1000mts ou aquele loooooooogggggãããooooo eu busco motivação na busca por um bom resultado na próxima prova.
Qual seu melhor tempo nas seguintes distâncias:
5km – não tenho nenhuma prova nessa distância
10km – 44’59” em maio de 2010 (minha última prova nessa distância)
21km – 1h 30′
42km – 3h 07′
89km – 8h49′
De onde veio a ideia de correr a Comrades 89km pela primeira vez?
Não lembro exatamente. Acho que durante a preparação para tentativa de correr uma maratona sub 3hs, eu já pensava em novos desafios. Como as duas variáveis na corrida são velocidade e distância, parti para o desafio da distância. Quem primeiro me falou sobre a Comrades foi o Iuri que comentou sobre a preparação de um aluno da BH Race para essa prova e falou que eu teria o perfil para ultramaratonista. Depois que você começa a ler sobre essa corrida e o que ela representa para o esporte mundial e Sul Africano, fica quase impossível não querer participar dessa prova história.
De onde veio a história de correr a Comrades pela segunda vez?
A culpa é 100% da minha esposa. Durante minha preparação ano passado, ela sempre comentava que eu era louco, que ela NUNCA faria uma prova dessa distância, que era IMPOSSÍVEL para ela correr 89 kms, e blá, blá, blá.
Já na entrega dos kits na feira da Comrades, ela sentiu que não se tratava de uma prova comum. A energia dessa prova é indescritível. Não sei bem o que ela viu ou sentiu enquanto me esperava na linha de chegada em Pietermaritzburg, mas quando cheguei, no limite das minhas forças e amaldiçoando o Iuri e minha idéia estúpida de me submeter a quase 9 horas de tortura, e falei para ela que nunca mais repetiria aquela loucura, ela me olhou e disse: Ano que vem eu quero correr essa prova. Foi o suficiente para esquecer todo o sofrimento e começar a planejar o retorno.
Quanto tempo durou sua preparação para essa prova?
Esse ano comecei a treinar para a Comrades em Fevereiro, mas o ideal para quem vai participar a primeira vez é começar em janeiro.
Em quanto tempo você pretende fazer essa corrida?
Se tudo der 100% certo, em 8 hs.
Quais serão as principais dificuldades que você acredita que irá encontrar nessa prova?
Corredores mais experientes avisam: “Na subida, você luta contra o cansaço. Na descida, você luta contra a dor”.
Espero sentir MUITA dor nas pernas e na sola do pé.
OBS: A Comrades é uma prova que inverte o sentido de um ano para outro. Um ano sobe do mar para serra, no ano seguinte é no sentido contrário.
Qual a temperatura você espera durante a corrida?
Ano passado peguei 30oC no meio do dia, mas disseram que foi uma temperatura anormal para essa época do ano.
Esperamos pegar entre 10 e 15 graus nos primeiros 15/20 kms e 20 a 25 graus durante a prova.
Qual sua estratégia para vencer o cansaço mental de uma ultramaratona?
Uma hidratação e alimentação bem feita durante a prova ajuda bastante a afastar os pensamentos ruins. Mesmo assim ainda bate aquela vontade de parar de vez em quando. Nesses momentos eu tento pensar em outra coisa, procuro um prédio ou paisagem interessante para admirar, brinco com alguém do público para tirar o foco da dor ou da fadiga que estou sentindo. Como já tenho alguma experiência em corridas longas, eu sei que aquele pensamento derrotista vai passar, que aquela dor não vai durar toda a prova, que às vezes o desanimo não dura mais que alguns metros.
Qual o site oficial do evento para quem quiser conhecer?
Qual será seu próximo desafio após essa ultramaratona?
O desafio continua sendo a Maratona Sub 3, mas ainda não estou pronto para tentar novamente.
Em Setembro vou participar da minha primeira ultramaratona em trilha, o XTerra de Tiradentes. Se gostar do estilo da prova, surgirão muitos desafios nessa seara.
Qual recado você daria para quem quer correr uma ultramaratona?
Corra algumas maratonas. Se você perder o medo dessa distância, tá na hora de partir para as ultras.
Qual recado você daria para os atletas da BH RACE que te considera um exemplo?
Exemplo de que? rsrsrsrs.
Eu faço o que gosto. Não tem nada demais nisso.
Engraçado que nesse ambiente de maratonas e ultras tive a oportunidade de conhecer corredores fantásticos. Alguns bem mais velhos, outros mais velozes, vários com mais de 100 maratonas, gordinhos que não daríamos nada por eles que fazem coisas impressionantes. Eu não consigo me ver com exemplo ou inspiração diante de tanta gente fantástica que tem por aí.
Francisco Ottoni “A Lenda”
Vamos Treinar?
Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.
Parabéns garoto! Vc é um exemplo sim! Boa prova pra vcs!
Obrigado, Guilherme. #somostodosexemplos
Claro que vc é um grande exemplo e uma grande inspiração a todos nós! Tenha certeza disso !! Vc e a Andréa são espetaculares: pura energia, alegria, força de vontade, bondade e simpatia ! Casal nota 10 ! Desejo um enorme sucesso na Comrades. Estaremos torcendo muito !!
Annette, essas palavras valem para vc também. Muito obrigado.
Força Ottoni, boa prova!!! Vc é um sim um exemplo, nossa referência!!! Um grande abraço para vc é Andreia.
Obrigado pelo carinho, Laurinda