Vai correr a Volta Internacional da Pampulha? Então é preciso estar atento à alimentação nestes dias que antecedem a corrida mais famosa de Minas Gerais.
Selecionamos 10 itens que os corredores devem prestar atenção. Confiram as dicas:
1- Para provas de longa duração, recomenda-se um acompanhamento individualizado com um nutricionista para adequar a alimentação e suplementação, fundamentais para um bom desempenho físico sem riscos à saúde.
2- Nos 3 dias que antecedem a prova, o almoço e jantar devem conter maior quantidade de carboidrato, como o arroz, pão ou massa com molho sem muita gordura.
3- Nesses 3 dias, antes da prova, beba grande quantidade de líquidos, como o água, sucos naturais e água de coco.
4- Café da manhã anterior à prova deve acontecer 2 a 3 horas antes da largada: aumente as porções de carboidrato. Use frutas sem casca, sementes ou bagaços (maçã; banana; pêra) e sucos de frutas. Evite alimentos de difícil digestão, como o leite, pães integrais, queijos gordos.
5- Não ingerir nenhum alimento/suplemento que não esteja habituado.
6- Hidratação: A cada 15 minutos ingerir 200 ml de água. Aproveite todas as bebidas oferecidas no percurso.
7- Ingira o sache de gel de rápida absorção a cada 40 a 50 minutos, sempre com água! É uma fonte de carboidrato, principal nutriente gerador de energia.
8- Se durante a corrida sentir tontura, ânsia de vômito e fraqueza generalizada, é sinal que se desidratou e/ou está com a taxa de açúcar muito baixa: hipoglicemia. Neste caso, consuma alimentos com alta concentração de açúcar como os bebidas esportivas, rapadura e géis de carboidrato.
9- Após a prova, faça uma refeição rica em carboidratos e proteínas o mais rápido possível para repor os nutrientes perdidos durante o esforço físico.
10- A recuperação da hidratação também deve ser priorizada por meio de sucos, água e água de coco. A ingestão de líquidos após a prova deve ser equivalente a 150% do peso perdido. Por exemplo, a perda de 1kg implica na ingestão de 1,5 litro de líquidos.
Anotaram as dicas?
Uma super boa prova a todos!
Vamos Treinar?
Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.
Adorei as dicas