A dieta humana contém vários tipos de óleos e gorduras, consumidos em diferentes quantidades, de acordo com padrões e escolhas alimentares. Alguns desses óleos são considerados essenciais pelo fato de o homem não conseguir produzi-los em seu organismo, devendo, portanto, ser consumidos na dieta. O Ômega 3 é um desses óleos essenciais e é encontrado principalmente nos peixes de águas frias, como salmão, sardinha e arenque.
Por ser antiinflamatório, é eficaz no auxílio ao combate das inflamações musculares em atletas. Pesquisas sugerem que a suplementação diária com Ômega 3 pode minimizar o risco de lesões musculares causadas por atividades físicas intensas, reduzindo o uso de medicamentos antiinflamatórios. Este óleo também está relacionado com a melhora do funcionamento do sistema imunológico, ação de extrema importância já que atletas tendem a ter o sistema imune prejudicado. Além disso, o Ômega 3 ainda atua na redução dos problemas cardiovasculares, na melhora de depressão e memória.
A deficiência desse óleo pode causar alterações no crescimento, no desenvolvimento e no funcionamento adequado do organismo. Na dieta ocidental, é comum a deficiência de ômega 3 além do alto consumo de gorduras saturadas e trans, que são maléficas para a saúde. Os brasileiros, além de terem pouco hábito de consumir peixes, esses normalmente são criados em cativeiro e por isso não possuem boa quantidade desse óleo essencial. Dessa forma é usual a indicação da suplementação de cápsulas de Ômega-3 diariamente. Essa ingestão sempre deve ser orientada pelo nutricionista!
Para mais informações, visite www.unicanutricao.com.br, entre em contato pelo email atendimento@unicanutricao.com.br ou telefone 4102-8699.
Abraço a todos
Vamos Treinar?
Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.
É isso ai lili, 01 omega 3 todo dia a noite!!!!
Isso aí Lú!
Abraço,
Equipe de Nutrição
Unica-Gestão em Nutrição