Atletas necessitam de uma alimentação equilibrada. Está comprovada a necessidade dos nutrientes na medida correta para atletas e o maior risco de lesão nos que fazem cardápios pobres. De forma geral a recomendação de nutrientes para atletas só diferencia em quantidade da necessidade de pessoas sedentárias.
Algumas modalidades esportivas aumentam a produção de radicais livres. E existem dois mecanismos pelos quais os radicais livres são produzidos. O primeiro está ligado aos exercícios exaustivos nos quais há um aumento de 10 a 20 vezes no consumo de oxigênio no corpo. O enorme bombeamento de oxigênio através dos tecidos desencadeia a liberação de radicais livres. Para se evitar isto, é recomendável praticar os exercícios entre 65-80% da sua freqüência cardíaca máxima. A outra forma de produção de radicais livres durante os exercícios está ligada ao processo que é conhecido como isquemia-reperfusão. Quando os exercícios físicos intensos são praticados, o fluxo sangüíneo é desviado dos órgãos não diretamente envolvidos para os músculos em atividade. Assim, uma parte do corpo irá passar por uma deficiência de oxigênio. Ao término do exercício há reperfusão, quando o sangue retorna aos órgãos que estiveram privados. Este processo está associado à liberação de grandes quantidades de radicais livres.
Estas substâncias, se produzidas em excesso, elevam o risco de doenças como o câncer, causam o envelhecimento precoce, além de prejudicar a atividade física e a recuperação do atleta. Nosso organismo contém enzimas capazes de deter estes radicais livres. Porém, quando a produção é muito alta, precisamos ter a ajuda da alimentação no fornecimento desta quantidade extra de antioxidantes para que não soframos os riscos do excesso dos radicais livres.
Os antioxidantes são encontrados nos alimentos como as vitaminas C e E, os carotenóides, o selênio e o zinco, além dos bioflavonóides encontrados em frutas como a uva.?
Abaixo estão os antioxidantes e suas fontes alimentares:
? Carotenóides: laranja, tomate, cenoura, abóboras;
? Vitamina E: óleos vegetais como o azeite, nozes e sementes;
? Vitamina C: goiaba, mamão, laranja, acerola;
? Selênio: frutos do mar, castanha do Pará, produtos à base de grãos integrais;
? Zinco: ostras, iogurte e os cereais enriquecidos.
Bioflavonóides: laranja, limão, casca de uva roxa (rica em reverastrol, nutriente funcional, antioxidante que se liga ao radical e impede que ele ataque.
Carolina Duarte
Vamos Treinar?
Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.
Carolina, ADOREI sua matéria, li e reli, realmente muito interessante porque sempre ouvi falar dos radicais livres e de sua influência na prática do esporte, mas não sabia exatamente porque e como eles agiam: agora sim, está explicado. Fiquei com uma dúvida. Quanto será que precisamos ingerir destes alimentos apontados para atender as nossas necessidades?
Abraço
Leticia
Ótimo seu artigo, Carol !
Muito bom saber como os radicais livres são liberados em nosso organismo. A receita é : moderação nos treinos, que devem ser feitos sem débito de oxigênio e alimentação saudável. Esforço excessivo envelhece! Comer bem é essencial! Valeu demais!
abs Annette
Olá Letícia! Obrigada pelo elogio! Bom, em relação a sua dúvida, a quantidade varia de acordo com o sexo e idade da pessoa. De uma maneira geral, o atleta precisa de ter uma alimentação mais natural possível, aproveitando, o máximo possível, os nutrientes dos alimentos. Consuma de 3 a 4 frutas por dia, beba sucos naturais feitos na hora e coloque bastante salada crua no seu prato (cenoura, beterraba, verduras verde escuras, etc.). Só não é bom se ficarmos neurados com isso, consumindo suplementos que contem antioxidantes além das fontes alimentares, porque o consumo de antioxidante em excesso deixa o… Read more »
Obrigada pelo comentário Annette!
Abraços,
Carol.
Puxa Carol, obrigada pela dica. Chegui a tomar antioxidantes uma época, mas realmente dá pra ver que não há necessidade, pois como gosto de frutas e verduras e já consumo esta quantidade que você indicou. VALEU DE NOVO!
Um beijo e obrigada mais uma vez!
Leticia