É muito comum escutarmos que o fortalecimento dos abdominais é importante para os corredores, mas muitas vezes não sabemos o que está por trás desta frase.
Os músculos abdominais fazem parte da região ântero-lateral do tronco e incluem o reto abdominal, os oblíquos externos, oblíquos internos e o transverso abdominal. O reto abdominal é um músculo longo e superficial conhecido popularmente como “tanquinho”. Os outros três músculos são dispostos na região lateral do tronco, sendo o oblíquo externo o mais superficial e o transverso abdominal o mais profundo. Esses músculos apresentam grande importância na estabilização da coluna lombar e no controle do posicionamento do tronco no espaço.
Devemos lembrar que a coluna é uma das estruturas que fazem parte do CORE e, por isso, a estabilização desta região influenciará no posicionamento e movimentação dos segmentos mais distais do corpo, como os membros superiores e inferiores. Desta forma, o fortalecimento adequado dos abdominais favorece a biomecânica correta dos membros inferiores durante a corrida. Por isso, é extremamente importante realizar o fortalecimento destes músculos!
Alguns exercícios são frequentemente usados para alcançar este objetivo como o abdominal prancha, que ativa toda a musculatura abdominal, e a ponte lateral que favorece os músculos abdominais laterais. Para fortalecer estes músculos basta manter o posicionamento durante 3 séries por alguns segundos. O tempo varia de acordo com a capacidade de cada indivíduo, mas como o principal objetivo é melhorar a resistência desta musculatura, este deve aumentar gradualmente.
Ao realizar estes exercícios, é importante ter alguns cuidados:
* Ponte lateral: o ombro deve estar alinhado com o cotovelo e não deve haver rotações do tronco e pelve. Caso este exercício esteja difícil com o apoio na região dos pés, este pode ser realizado nos joelhos.
* Abdominal prancha: neste exercício o alinhamento entre ombro e cotovelo também é importante. Além disso, a coluna lombar deve ser mantida em neutro, ou seja, não devemos aumentar nem diminuir a curvatura lombar.
Não se esqueça então de fortalecer os abdominais! Bom treinamento!
Vamos Treinar?
Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.
Olá Joana!
É sempre bom enfatizar a importância de se fortalecer a musculatura abdominal. Certa vez, escutei uma frase interessante de uma pedagoga: Educar é repetir até a exaustão! Até que TODOS atletas BH Race estejam fazendo suas abdominais!
PARABÉNS E OBRIGADA PELA MATÉRIA!!
Joana, mais que favorecer a biomecânica correta dos membros inferiores durante a corrida, os abdominais são tudo de bom pra deixar a barriguinha sarada no verão! É claro que um abdômem durinho por baixo de umas gordurinhas não aparece né! Então vamos lá meninas (e meninos!) vamos caprichar nos abdominais, acelerar nos treinos e fechar a boca pra ficar saradinho no verão e fazer propaganda da BH Race né! rsrsr
Tirando a brincadeira, obrigada pelas dicas.
Leticia
Eu SOU um MARATONISTAR QUERO SABE O ABDOMINAL FASE BEM POR CORREDOR.
OLA TUDO BEM COM VC? EU FAÇO 5 SERIE DE ABDOMINAL POR DIA A GORA DIA 24 DE ABRIL VOU PARTICIPAR DE MEIA MARATONA AQUI NA FRONTEIRA DO BRASIL COM A COLOMBIA É NO AMAZONAS TABATINGA COM LETÍCIA VOU TER UM BOM REDIMENTO COM OS ABDOMINAIS (SIM OU NAO).
Jeremias, encaminhei por email sua pergunta para a autora do post. Em breve ela irá responder!
Forte abraço
Iuri