Por Carolina Nagai.
.
O início
.
Iniciei na BHRace através de um programa de saúde e bem estar da empresa. Eu precisava de algo que conseguisse domar minha ansiedade no trabalho e as aulas de academia não ajudavam a livrar minha mente de pensamentos de trabalho.
.
Além disso, eu passava muito tempo em ambiente fechado (escritório, academia, casa). O sentimento era que tinha que fazer atividades ao ar livre e aproveitar o clima sempre muito estável de BH.
.
Daí se iniciou minha jornada na assessoria esportiva.
.
Treinando para Saúde tanto Física como Mental
.
A Corrida me permite dedicar um tempo exclusivo para mim, pois tem vários parâmetros de corrida para monitorarmos durante o treino – percepção de esforço, frequência cardíaca, ritmo, trânsito de carros, cachorros/crianças/pedestres para desviar, etc. Assim, não há brecha para lembrar de alguma chateação do dia.
.
O maior benefício é na saúde mental até antes mesmo da saúde física.
.
A BHRace oferece, nos pontos de apoio e no contato individual com o treinador, um ambiente adequado para desenvolver tudo isso, sem criar um clima de cobrança sufocante que vemos no mundo corporativo.
.
Treinando com Propósito
.
Nas minhas tentativas mal-sucedidas de me tornar corredora, achava que a evolução vinha através do treino repetido, na mesma velocidade e percurso, sempre incrementando uns kms “para infinito e além”.
.
Mesmo parecendo bem lógico, achava que minhas pernas, aguentariam esse aumento progressivo sem nem pensar na possibilidade de lesão.
.
Junto com a BHRace, aprendi a correr com propósito, sabendo o que é esperado na execução de cada treino e qual contribuição desse treino para a preparação para um prova-alvo.
.
Além disso, planejo metas e provas de calendário esportivo com meu treinador, certamente conciliando e buscando um equilíbrio dinâmico com outros aspectos da nossa vida (família, pessoal, ciclo menstrual, trabalho, etc.).
.
Afinal ninguém vive uma vida de blogueiragem onde tudo parece lindo e perfeito em posts motivacionais.
.
Treinando durante a pandemia
.
A necessidade de isolamento na pandemia acabou afetando a todos, inclusive na nossa rotina de treino.
.
O que era básico, para mim, treinar na rua com ponto de apoio e em praça com personal trainer foi totalmente ajustado ao novo contexto dentro de casa.
.
A BHRace fez uma agenda de aulas ao vivo e reforço muscular em casa, usando apenas colchonete e no máximo uma cadeira. Meu treinador também fez os ajustes para minha corrida que passou a ser estacionária ou ao estilo “ramster” (parecia o próprio bicho correndo percurso de 2 minutos na área de lazer).
.
Também, em conjunto com o Circuito BHRace e outras provas online para me motivar, fui sobrevivendo de março até agosto nesse “novo normal”, lidando com GPS inoperante na minúscula área de lazer e as mais de 50 voltas na piscina dadas por treino.
.
Assim tem sido minha experiência com BHRace que se confunde com minha trajetória de corrida: cada vez mais fortalecida física e mentalmente, com propósito para alcance das minhas metas até os 42km e adaptada aos desafios do momento (seja uma canelite ou bursite como, até mesmo, uma pandemia).
.
.
Vamos Treinar?
Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.