O que dizer da Meia Maratona da Disney 2011?
Resumindo em uma frase: A melhor corrida da qual participei!
Por tudo, pelo lugar maravilhoso, pelo trajeto super divertido, pela organização perfeita e, principalmente, pelas excelentes companhias da assessoria.
A idéia de realizar uma corrida fora do Brasil começou há bem mais de um ano quando planejava correr a meia maratona internacional de Buenos Aires mas ela acabou não acontecendo, a data da prova foi alterada por causa da gripe suína que se espalhava na Argentina na época…
Algum tempo depois, numa noite de treino com amigos da Bh Race na Lagoa Seca, surgiu a idéia da corrida na Disney. Me recordo da Gabi Vasconcelos que disse preferir uma corrida em outro local porque todas as viagens internacionais que ela havia feito tinham sido justamente pra Disney onde havia trabalhado por algumas temporadas. Pronto, estava decido, já tínhamos a Gabi como guia, seria a Disney com certeza! Meses depois a BH Race selecionou uma agência de viagens em São Paulo que ofereceu um pacote com ótimo custo benefício pra essa viagem.
A “RunDisney” que ocorre em janeiro, é um evento composto por três corridas. Numa sexta acontece a corrida da família com aproximadamente 5 km, no sábado acontece a meia maratona (corrida do Pato Donald), no domingo a maratona (corrida do Mickey) e, para os que acham pouco uma maratona, ainda existe a opção de correr a meia no sábado seguida da maratona no domingo (desafio do Pateta).
A entrega do kit já foi um grande evento (mais de 45.000 inscritos nas três corridas), numa área da ESPN Wide World of Sports dentro do complexo Disney, havia um ginásio exclusivo para retirada do Kit e um outro com uma feira totalmente voltada para esportes com foco em corrida: tênis das principais marcas, óculos, relógios, gps, frequencímetros , roupas esportivas, energéticos dos mais variados tipos, tudo com excelentes preços.
Finalmente, após algumas maratonas nos dias anteriores à corrida (leia-se maratonas de compras nas lojas de Orlando) acordei no sábado às 3 horas da manhã, a corrida iniciaria às 5:35 e, por isso, madruguei para tomar um café da manhã e me deslocar até a partida. Com a Luciana Saldanha, a Anabela e outros amigos, pegamos um movimentado trânsito de carros e ônibus (foram 27.000 inscritos na meia!) até o local de concentração.
A Luciana, assim como eu, tinha receio de estar muito frio… Me disseram que a temperatura no começo da corrida estava em 5 graus, mas para mim a sensação foi de uns 10 graus, estava sem vento e dispensei um agasalho mantendo apenas a calça e blusa de mangas compridas.
Assim que cheguei me surpreendi com a excelente estrutura, diversos pontos de guarda-volume e locais cobertos e sinalizados para encontro após a corrida. Segui por cerca de vinte minutos de caminhada até o local da largada onde haviam setores definidos de acordo com o pace de corrida de cada um. Nos minutos que antecederam a largada, assisti nos telões a movimentação dos atletas. A largada, bom, a largada foi outro show, não poderia ter sido melhor, fogos de artifício e labaredas de fogo após a contagem regressiva.
O trajeto da maratona passa pelos quatro parques da Disney enquanto a meia maratona começa e termina no Epcot Center passando pelo Magic Kingdom.
Todo o percurso foi maravilhoso, de um parque para outro, passamos por rodovias fechadas exclusivamente para corrida e, dentro deles, o caminho passava pelas principais atrações, como disse a Anabela, “tudo muito lindo”. Corri com ela o tempo todo e durante praticamente todo o percurso fomos entretidos por bandas, personagens da Disney, músicos, cantores, líderes de torcida e familiares dos atletas. Torcida e motivação foi o que não faltou.
A hidratação foi perfeita, diversos pontos extensos com muito isotônico e água, e um com gel energético.
A corrida simplesmente não me cansou (as planilhas do Iuri são boas mesmo!), corri num ritmo tranquilo, não me preocupei com o cronômetro, aproveitei para curtir tudo, fiz várias paradas rápidas até pra tirar fotos!
Quando percebi a metade da prova já tinha passado, o sol já estava nascendo e o céu apareceu límpido (foi a primeira meia maratona minha que aconteceu meia de noite e meia de dia, rsrsrs). Mais um pouquinho e já estava na linha de chegada, super feliz e maravilhado com a prova. Mal terminei e já estava imaginando se algum dia terei o prazer de participar de outra corrida assim…
Que corrida legal!!!! Já estou com saudades.
Deixo aqui registrada uma homenagem à Gabi. Sua alegria, simplicidade e simpatia foram lembradas com carinho durante toda minha estada na Disney.
Dicas pra correr na Disney:
– Ao se inscrever, informe o seu tempo estimado de corrida. Seu número de peito vem com uma letra associada o setor do seu ritmo e você não pode entrar em um outro setor com pace inferior. Se não informar você automaticamente vai pro último setor, como acontecem várias largadas por setor com intervalo de cinco a seis minutos entre cada um, vai ter que aguardar muito tempo para partir se estiver no último bloco.
– Leve um agasalho que possa ser descartado durante a corrida. Devido ao frio, muitos corredores levam agasalhos velhos e quando o sol esquenta, jogam ao longo do caminho. Os agasalhos formam imensas pilhas que são recolhidas por voluntários e são destinados para doação.
– Se você estiver hospedado em um hotel dentro da Disney, não vá na corrida de carro, além do trânsito, algumas rodovias são fechadas. Existe um esquema de transporte gratuito com centenas de ônibus que te pegam no hotel e te deixam na concentração e ao final te levam para o hotel.
– Existe o transporte gratuito também para familiares e acompanhantes no desenrolar da corrida, através de ônibus e monorail eles podem ver sua passagem em vários trechos. No site da corrida existe a opção de indicar um número de telefone celular ou email e toda vez que você passa naqueles sensores de chip, uma mensagem é enviada no mesmo instante indicando a distância percorrida, pace até o momento e o tempo previsto pra chegada.
– Se a temperatura estiver muito baixa, vale a pena levar também um par de luvas e um gorro.
– Se não te incomodar, leve uma máquina fotográfica durante a corrida, vale a pena!
– Chegue cedo no local da prova, o trânsito flui mas é intenso e ainda tem o deslocamento à pé até o ponto da partida que demanda tempo.
– Pra finalizar, o mais importante: Me chame pra ir também!!!!
Alécio Bravim – Corredor BH RACE desde 2008
Vamos Treinar?
Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.
Alécio ADOREI!!!
Sempre tive muita vontade de correr a Disney, mas como é aniversário da mamãe dia 10/01 e a gente sempre viaja a família junto pra comemorar então a “logística” não permite. A Lu Saldanha que é gente boníssima (!) tinha me mandado emails e fotos de lá. Muito legal seu relato realmente dever ser imperdível! Acho que vou por a mamãe pra correr.. e aí quando o bichinho da corrida tiver picado ela….. chama a gente também!
oi tio, adorei as fotos, vê se me leva na proxíma. tchau
Também quero ir!!!!!!!!!!!!!
Fantástico seu depoimento, Alécio!! Fiquei emocionada! Imagina terminar a prova vendo o sol nascer! Lindo demais ! Muito obrigada por compartilhar conosco suas emoções ! Adoramos !!!!!!!
Iuri, ótima idéia você ceder o espaço no blog para a expressão dos atletas. Ler um relato detalhado como o do Alécio nos permite vivenciar a imensa alegria do momento que eles viveram. É ótimo!
Grande abraço,
Annette
Muito, muito legal… deu até vontade de começar a correr…
Alecio adorei tudo que escreveu…Que dicas legais para quem quiser participar.. Ficaram lindas as fotos…!!!!!.Posso mandar para minha amiga Simone que mora em Orlando? ela vai adorar, pois quer participar tambem….. Espero poder correr com vcs na proxima, mas valeu ter encontrado vcs la pelo menos uma vez….. Um grande abraco pra vc, Flavia e Bruninho…Saudades,,,,Cristina.
Alécio, vc. descreveu tudo muito perfeitamente! Lendo voltei no tempo. Agora o lance é programar o retorno para a maratona inteira. Ou o desafio do Pateta…
Alécio, Parabéns.
Fico feliz por saber que foi espetácular sua corrida e viagem…
Primo, pretendo correr sim, a corrida do
pateta em 2.014 com todo o otimismo de sempre…
Alécio, boa sorte para novas corridas que virão pela frente.
Abraços, Pedro Gomes.
Parabéns alécio você merece.E o melhor é que fez e faz aquilo que gosta e transmite a experiêcia para outros.
O que importa é ser feliz e estar feliz.
abraços.
kleber
Obrigado pelos comentários.
Quando tiver um tempo vou postar no youtube alguns clipzinhos que fizemos durante a corrida.
Abraços!
Olá Alécio,
Que delícia esta corrida !Acredito que nos remete a infância, e com certeza traz uma grande energia para nossa criança interior !!
Quero ir também !!
Parabéns !
E obrigada por compartilhar estas emoções !
Abraços,
Oi Alécio, fico feliz por ter atingido seu objetivo e por ter ajudado, é com grande satisfação que nós da O2/TAM Viagens preparamos tudo para nossos clientes.
Seu relato esta perfeito, as provas são pura emoção e diversão.
Suas fotos estão bem legais e agradeço ao Iuri e Mariana pala escolha de nossa agência.
Em breve recebo o pacote para 2012 e com muitas novidades, espero ter você e seus amigos conosco novamente.
Contem sempre comigo!
Forte abraço!
Deve ter sido uma corrida bem legal, já que Orlando é um lugar com paisagens lindas, estive algumas vezes na Flórida mas foi a trabalho,
Espero um dia programar para poder correr este circuito que deve ser bem divertido.
abs
Eu estava pensando em participar da Meia Maratona da Disney 2012 e, depois desse seu relato, eu tenho certeza que quero participar…………
Você lembra qual a agência, aqui de São Paulo, que vocês adquiriram o pacote?
Abs
Olá Walter,
O pacote que adquiri foi da Tam Viagens/Revista O2, a agência no caso foi a http://www.esferabr.com.br. Contatos Luciana ou Priscila, 11 2714-6161
Abraços!
Muito legal, Alécio!!! Parabéns.
Olá Alecio!
Li seu relato sobre a meia da Disney….estou me preparando para fazê-la agora em 2014. Acredito que, por já estarmos em 2013, vc já deva ter corrido a maratona e talvez até, o desafio do Pateta! Rsrs
Qual o tempo por km vc acha que é bom para fazer a prova com oportunidade de dar as paradinhas para as fotos???
Vc acha que dá para fazer a prova de shorts, só com moleton (que poderá ser descartado no decorrer da prova)? Nao curto muito usar calça p correr…
Obrigada pelo relato
Abs
Renata
Olá Renata! Quem dera já tivesse corrido as outras… Minha família cresceu de repente, fui arrumar um irmaozinho pro meu único filho e ganhei gêmeas! Ou seja, pouco tempo (e energia) pra correr como antes. Mas estou tentando me preparar pra maratona do Rio em julho próximo. Quanto ao ritmo depende muito de como você corre e se quer fazer um bom tempo ou não. Como eu corri despreocupado com isso, parei sem stress pras fotos. O que é certo é que se você sair no 1o ou 2o grupo, vai encontrar muitos personagens pra tirar foto e sem muitos… Read more »
Olá Renata! Quem dera já tivesse corrido as outras… Minha família cresceu de repente, fui arrumar um irmaozinho pro meu único filho e ganhei gêmeas! Ou seja, pouco tempo (e energia) pra correr como antes. Mas estou tentando me preparar pra maratona do Rio em julho próximo. Quanto ao ritmo depende muito de como você corre e se quer fazer um bom tempo ou não. Como eu corri despreocupado com isso, parei sem stress pras fotos. O que é certo é que se você sair no 1o ou 2o grupo, vai encontrar muitos personagens pra tirar foto e sem muitos… Read more »