A corrida é um dos esportes mais praticados no Brasil e faz muito bem para a saúde, especialmente para o sistema cardiovascular. Porém, as lesões na corrida também são muito frequentes pelo fato de muita gente começar a praticá-la sem nenhum tipo de orientação e sem uma progressão adequada.
Para que você possa correr sem medo e não desenvolver nenhum tipo de lesão, vamos passar agora uma pequena lista de dicas valiosas. Preste atenção e comece a praticar corrida com mais segurança!
.
Sem lesões na corrida
.
Comece de maneira gradual
.
Se você não corre ou pratica exercícios aeróbicos há algum tempo, então não pense em já sair correndo uma maratona. Seus músculos e articulações precisam ter um preparo físico antes. Comece fazendo caminhadas leves e vá alternando com corridas de baixa intensidade.
Não tenha pressa para correr como outros que você vê pelo caminho. Eles também demoraram para chegar em um bom nível.
.
Procure um bom calçado
.
Um bom tênis de corrida é uma das partes mais importantes do seu preparo. Você também precisa investigar, antes da compra, qual é o seu tipo de pisada. Por exemplo, algumas pessoas pisam mais com a parte externa do pé, isso é o que chamamos de pisada supinada. Já outras, usam bastante a parte de dentro, o que é denominado pisada pronada. O ideal é fazer uma análise de marcha com um especialista, caso não tenha tempo$$ compre um tênis de pisana neutra, assim você corre menos risco de se lesionar.
.
Faça um aquecimento
.
Essa dica vale até para os experientes: antes de sair correndo a toda velocidade, faça uma caminhada e vá acelerando aos poucos. Isso dará um certo intervalo de tempo para que o corpo se aqueça. Essa preparação é muito importante para evitar lesões tendíneas e ligamentares.
Com a temperatura do corpo um pouco mais elevada, essas estruturas ficam mais maleáveis e as chances de lesão diminuem. Uma boa dica é praticar exercícios educativos de corrida, que são específicos e relacionados aos movimentos que os corredores fazem durante o treino.
.
Procure um bom terreno
.
Quanto mais plano o terreno, melhor. Se na sua cidade tiver algum lugar com pista própria para corrida, essa é uma excelente opção. Se não, prefira um local asfaltado e que esteja em bom estado.
Ambientes com buracos, cascalhos e terra são os mais propícios para ocasionar uma torção de tornozelo ou mesmo uma queda.
.
Fortaleça seus músculos
.
A musculatura dos membros inferiores é a mais utilizada no momento da corrida e ela precisa ser fortalecida. Não há necessidade de se matricular numa academia. Você pode fazer exercícios em casa usando o próprio peso do corpo como carga. Por exemplo, de frente para uma mesa com as mãos apoiadas nela, realize o movimento de agachamento para fortalecer o quadríceps.
.
Não deixe as dores pra depois
.
As chances de desenvolver lesões na corrida depois de todos esses cuidados realmente são menores, mas ainda pode acontecer. Se você sentir qualquer dor, pare o exercício e procure um médico especialista para fazer uma avaliação. Continuar praticando a corrida usando remédios para dor pode piorar a lesão, pois vai tratar o sintoma e não a causa.
Tem mais algumas dicas de como evitar lesões na corrida? Deixe nos comentários e divida com mais atletas!
.
.
Vamos Treinar?
Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.